domingo, 31 de maio de 2009

BÉZIERS (Languedoc)

Nessa cidade très agreable, agradável, ficamos no Hotel des Poètes. Super bem localizado, ao lado da praça de mesmo nome, quartos confortáveis e pessoas bem receptivas.
Béziers é uma cidade cátara. O catarismo, que significa puro, foi uma seita cristã da Idade Média surgida em Limousin no final do século XI. Concebia a dualidade entre o espírito e a matéria, assim como o bem e o mal. Os cátaros foram condenados pelo 4º Concílio Lateranense em 1215 pelo Papa Inocêncio III, e foram aniquilados por uma cruzada e pelas ações da Inquisição, tornada oficial em 1233.
Os cátaros, também chamados de albigenses, rejeitavam os sacramentos católicos. Aqueles que recebiam o batismo de espírito eram considerados os perfeitos e levavam uma vida de castidade e austeridade; podiam ser tanto homens quanto mulheres, não importando se eram pessoas graduadas ou não.

Essa concepção sem hierarquia da espiritualidade foi considerada pela igreja católica uma ameaça para a fé e a unidade cristã; por isso, foi estabelecida a Cruzada albigense (1209-1229) contra o catarismo.
Béziers foi palco da primeira tragédia cátara com a matança ordenada pelo bispo Arnaldo Amaury: “Matai-os a todos. No céu, Deus escolherá os seus.”
Dizem que praticamente a cidade inteira foi massacrada, vinte mil pessoas! C'est très triste cette histoire!

Nenhum comentário: