quarta-feira, 24 de junho de 2009

L'ETRETAT (Normandie)

Belles, grandioses, et lumineuses, as falésias de Etretat deixam seus visitantes fascinados. São verdadeiramente impactantes!!! Incrível poder da natureza!!!

Etretat é um estação balneária conhecida pelas falésias que enquadram a praia de pedras. Há caminhos que levam ao pico delas. Do lado esquerdo, a falésia d'Aval. O incrível arco recortado chama-se la Manneporte, e o rochedo ponteagudo de 7om chama-se l'Aiguille. Ao lado direito da praia está a falésia d'Amont. No seu pico foi construída a chapelle des marins dedicada à Notre-Dame-de-la-Garde.
Subimos a falésia à esquerda da praia e avistamos mais falésias do outro lado, valeu o esforço. Depois almoçamos por lá, num restaurante chamado Le Bicorne. O cardápio era mais salgadinho, escolhemos um menu de 22 euros: entrada, prato principal e sobremesa. Gente, valeu cada euro!!! Muito bom e muita comida. Se quiserem ter uma ideia melhor da coisa, não precisei comer mais nada pelo resto do dia.

BONNE ADRESSE:
Le Bicorne
5, Boulevard René Coty
02 35 29 62 22

Após a grande ceia, demos a volta de carro por trás para subir a falésia do lado direito da praia. Que vista maravilhosa!!! Andamos até a ponta da direita e vimos que as falésias continuam por toda a costa. Ainda de quebra, observamos um casal que estava tomando sol na areia lá embaixo da falésia e a mulher estava completamente nua. Biensûre (claro), nós tiramos uma foto como souvenir.

No caminho de volta para Honfleur, visitamos Deauville e Trouville. Fizemos uma caminhada pelas ruas de Deauville para tirar algumas fotos das Vilas (mansões da aristocracia), do Cassino e do Condomínio de luxo Barrière. Trouville é muito bacaninha também, mesmo sendo a irmã pobre de Deauville. Fica exatamente ao lado, atravessando a ponte. Tem casas charmosas, mas menos esplendorosas. Fomos contornando pelo caminho do Roches Noires, onde há para o rio Sena.

Para ir de Honfleur à Etretat, atravessamos a Ponte da Normandia. Attention! Paga-se 5 euros de pedágio e é bem confuso os cebolões na região do porto. Recomendável ter GPS.

Nenhum comentário: