quinta-feira, 30 de abril de 2009

ARLES (Provence)



Vicent van Gogh pintou durante muitos anos no quarto alugado na casa amarela em Arles. Le petit pauvre (o coitadinho), viveu sem dinheiro a vida toda, despirocou e cortou a orelha. Hoje, ele deve estar rindo à toa com o preço que suas pinturas alcançam.
O Quarto em Arles, quadro impressionista pintado em 1888, embora buscasse a impressão de tranqüilidade, reflete a tensão, a solidão e desarreigamento de Van Gogh. O piso aparenta cair para frente, a janela está entreaberta, os quadros pendem em direção à cama, os móveis em diagonal, tudo parece refletir o caos em que Van Gogh mergulhara, e todo o absinto que ele tomava (hahaha!!!).



A história de Arles é bem antiga, remonta os tempos dos romanos. A arena, com capacidade para 21.000 espectadores, é visita cultural obrigatória. A vista do rio Rhône obtida no alto do anfiteatro é magnifique. O que me incomoda nela é o fato de ser um local para espetáculos de touros. Desolée (sinto muito), sou espanhola de origem, mas meu coeur (coração) não suporta a matança dos bichinhos.






Nenhum comentário: