COQUILLES SAINT JACQUES
No Brasil, nós aprendemos erroneamente que coquille st-jacques é uma casquinha com carne de siri gratinada... êta!!! Nada disso, se trata da vieira, molusco que vive dentro da concha redondinha, símbolo da Esso. Adoro esse bicho, parece com o sabor do camarão, só que bem mais suave. Caríssimo no Brasil, mas na Bretanha, é preço de de carne-de-vaca. No Picard, em Paris, também tem preço acessível. Recomendo muito!!!! Experimente grelhado, no cassoulet, ou na própria coquille (concha).
FINANCIER
Segundo Pierre Hermè, seu nome e formato são devido ao fato de que eram preparados na aréa da bolsa de valores em Paris. Seu nome, financier, demonstrava a riqueza dos ingredientes usados: manteiga e amêndoas. Assim como a clientela - ricos executivos da Bolsa. A forma igual a de barra de ouro como algumas comodidades da bolsa. Hoje os encontramos também em formas de mufins.Experimente comprar nos supermercados as da marca Bonne Maman... HUMMMM!!! Leve algumas caixinhas na bagagem, se couberem, hahaha!!!
CRÊPES ET GALETTES
Não vá ficar confuso!!! Crêpe é panqueca branca e Galette é panqueca marrom, feita com farinha de trigo negro. O máximo desses pratos é encontrado na Bretanha, mas tem restaurantes tipicos bretões em toda a França, Paris, por exemplo.
Donc (então), vc não precisa ir tão longe pra experimentar. Tô indo em junho. Hehê!!!! Me aguardem com minhas experiências bretonnes.
ANGUILL À L'ANGEVINE
Em Angers, o prato tradicional é "Anguille à l'Angevine" - peixe Aguille preparado com legumes (cenoura, salsão, alho poró), cognac e vinho tinto da região. A ùnica coisa q deve ser feita com muito cuidado, mas muito mesmo, é a compra do peixe, pois ele tem uma constituiçao que atrai poluentes que ficam em seu corpo... Outra tradiçao na cidade, essa muito mais gostosa, pois adoro doces é o "Quernon d'Ardoise", o famoso chocolat bleu! O Quernon é composto de nougatine caramélisée aux amandes et noisettes e é coberto com chocolate azul! Ele quer imitar a ardósia que, aqui em Angers, està presente em muitos telhados de casa. Essas informaçoes são do site : www.quernon.com - quem quiser ver como é, é so acessar! (resenha de mon amie chérie Michelle, merci!!!)
POISSON ET FRUIT DE MER
Moulles et frittes, mariscos e batatas fritas acompanhados de vários tipos de molho.
Bouillabaisse é uma sopa feita com peixes e frutos do mar bem tradicional em Marseille e nas redondezas. Ela tem esse nome pourquoi? Porque era um antigo prato de pescadores e, como todo prato de origem simples, é uma sopa feita das sobras do pescado com água salgada retirada do mar . Bouillir - ferver, baisser - abaixar (o fogo); quando ferver, abaixe o fogo. Hoje é um prato requintado de restaurantes caros e sofisticados.
Moulles et frittes, mariscos e batatas fritas acompanhados de vários tipos de molho.
Confit de Canard
Cozimento bem lento da perna do pato. Fica uma carne bem macia, quase desmanchando.
Maigret de Canard
Peito do pato servido mal passado. Pra mim, déliceux!!! Ai, ai, ai, mon Dieu, uma das coisas plus incontournables da França.
Carré d'Agneau
Costelinhas de cordeiro que devem estar mal passadas. Outra carne que no Brasil não é igual à dos franceses. Lá ela é muito + macia e saborosa. Gigot d'agneau é a parte traseira do cordeiro, tradicionalmente acompanhada de ameixas, les pruneaux. Agneau prè-salé é um tipo de cordeiro criado na Normandia, redondezas do Mont St Michel, que se alimenta em pastagens que contém sal, daí o nome. Dizem que é uma carne très goûteuse. HUMMMMMMMM! Tô indo pra lá em junho, depois eu conto. UHUHUHU!!! Tá chegando!!!
Andouillette
Muuuita Attention!!! É um embutido feito com miudos de porco. Mon mari adooorrra, mas ele é doidão por qualquer carne. Hé, alors! Tô fora!!!! Cai fora também!!!!
HUMMMMMMMMMM!!!!!!!!!
A França é o berço da boa mesa e de famosos chefes. Quem nunca ouviu falar do foie gras, das quiches, dos crepes, do camembert, do brie, e de tantas outras delícias?
Nesse espaço você vai viajar por várias regiões francesas e assim conhecer um pouco de seus sabores.
Dica culinária: L´atelier des chefs é um lugar onde você pode pagar um curso de culinária ao preço do cardápio; uma maneira divertida e proveitosa de descobrir os segredos da gastronomia francesa. Ele existe na França (Bordeaux, Paris, Nantes, Lyon, Dijon, Lille), Bruxela, Dubai e Londres. EHEH!!!Vou experimentá-lo em junho deste ano. Depois eu conto como foi.
http://www.atelierdeschefs.com/
Le Cassoulet
O cassoulet é uma especialidade francesa da região de Limousin, em especial das cidades de Carcassonne, Castelnaudary e Toulouse. Tem distintas versões, mas é feito basicamente com feijão branco e carne, principalmente o confit d'oie (confit de ganso) ou de canard (pato), salsichas, lingüiça, carne de porco, e até carne de perdiz ou cordeiro dependendo da temporada do ano ou da variedade local.