RECETTES

 Tarte Flambée é uma das especialidades gastronômicas mais famosas da Alsácia; composta de massa de pão cortada tradicionalmente em retângulos ou em círculo, e coberta com crème fraîche, fatias finas de cebola crua e lardons (bacon).  .
O nome alsaciano é flammekueche, em alemão é Flammkuchen.
Existem muitas variações da receita original, em termos da guarnição.
A lenda diz que os “criadores” deste prato foram  agricultores alemães da Alsácia, Baden ou do Palatinado, que costumava cozer o pão, uma vez por semana ou a cada duas semanas.  Na verdade, a tarte flambée era originalmente um prato caseiro que fez a sua estreia urbana até a “mania da pizza” da década de 1960. tarte flambée seria usada para testar o calor de seus fornos de queima de madeira. No auge de sua temperatura, o forno também teria as condições ideais para se assar uma tarte flambée. As brasas seriam deixadas de lado para dar espaço para a tarte no meio do forno.  A crosta que se forma na borda da tarte flambée seria quase queimada pelas chamas.  O resultado se assemelha a uma pizza fina.
No norte da Alsácia, no Palatinado e em Baden, o crème fraîche pode ser substituído por queijo branco (semelhante a Quark ), ou por uma mistura de  fromage blanc e crème fraîche.

Tarte Flambée 
Flammeküeche Elsässer

Ingredientes:
500 g de massa de pão
250 g de queijo macio à escolher (pode ser queijo de cabra)
1/4  l de creme de leite
2 cebolas grandes, 80 g de bacon (toucinho)
1 colher de sopa de azeite de oliva 
sal, noz-moscada, pimenta

Corte o bacon em cubos e fatie finamente as cebolas. Abra a massa de pão deixando-a bem fina. Cubra com o creme de leite e o queijo ralado. Distribua o bacon picado e as fatias de cebola por cima e salpique o sal, pimenta e noz moscada. Regue com o azeite e asse forno bem quente por 10 minutos.

Outras receitas no blog:

Onctueux de Chocolat, Sablé et Émulsion Café