quinta-feira, 18 de junho de 2009

DINAN (Bretagne)

À 35 km de St-Malo, outra cidade margeando La Rance (rio), Dinan sem dúvida alguma vale algumas horas de visita ou uma pernoite, pois além do charme e personalidade própria possui comodidades de uma cidade cheia de vida, muito comércio e facilidades.

O nome Dinan tem origem na contração de 2 nomes celtas: Dunos e Ahna (colina de Ana, deusa dos vivos e mortos).

Em Dinan, nós estacionamos próximo da Marie, fora das remparts (muralhas), fomos à pé até o Office de Tourisme (ao lado do Château) para pegar une carte de la ville e, então, apreciamos o marché local (quinta-feira) comendo um morango delicioso, depois, entramos na cidade dentro das muralhas. Há construções muito bonitas, como o relógio na Rue de l'Horloge (séc. XVIII), La Basilique St Sauveur (séc. XII, XV e XVIII), etc..

É imperdível descer a rue du Petit Fort, uma descida bem longa, com galerias e creperias, até o porto. Ali vc vai encontrar o Rance e uma paisagem bem legal. Então, faça o retorno para a cidade murada através de uma subida perto do viaduto de arcos, a vista dá uma bela foto do Rance e da vida beirando as margens.

BONNE ADRESSE:
Julie va... en Bretagne - Loja com muitas opções de cadeau (presente), de bom gosto.
www.julieva.net - Stèphane BEDEL - 13, place Saint-Sauveur - 22100 Dinan

Aqui, como em todos os lugares da Bretanha, vc vai encontrar crêperies por toda parte, todas servem saborosos crêpes e preço bem econômico (6 euros em média).
A Bretanha tem uma excelente produção de maças, vale lembrar que lá vc encontra as melhores tartes aux pommes (tortas de maçãs), a bebida cidre e o calvados (eles preferem chamar calva). Experimente o crepe doce de maçãs com o típico caramelo bretão, o caramelo salé. As maças são deliciosamente azedinhas e o caldo de caramelo é pouco adocicado; attention - apesar do nome, não é salgado.
As galettes podem ser crêpes salgados ou docinhos amanteigados. Outro doce que adoramos experimentar foi o kouign amann, recheado com maçãs e chocolate, ai meu Deus, é uma perdição.

Nenhum comentário: